domingo, janeiro 23, 2011

Todas as Provas de Seleção de Astronomia

Aqui estão os links de todas as provas de seleção de astronomia, elaboradas pelo CCD-OBA para selecionar as equipes brasileiras participantes na IAO, IOAA e OLAA desde 2006. Optamos por não colocar as provas anteriores a isso, uma vez que elas possuíam um estilo muito diferente e teriam mais chance de atrapalhar do que de ajudar aqueles que querem se preparar para as provas futuras. Se alguém ainda assim estiver interessado em alguma dessas provas antigas, escreva-nos.

Aos que pretendem usar as provas para se preparar, recomendamos fortemente fazê-las de forma simulada, ininterruptamente durante o tempo mencionado no cabeçalho (em caso de não-menção, considere 4 horas), atentando para as Sete Regras.

Todas as questões podem ser utilizadas livremente, desde que citados a fonte e os autores (o CCD-OBA).

Segue a lista:


* Até 2008 fazíamos duas provas de seleção diferentes, para os dois tipos de vaga existentes na IAO (Juniors, até 15 anos; Seniors, de 15 a 17 anos). 
** As Provas de Oficina tratam de assuntos específicos, desenvolvidos em oficinas que foram oferecidas a todos os estudantes, nos dias anteriores à prova. O objetivo era verificar o quanto os estudantes conseguiam articular ideias recém-adquiridas. Esse tipo de prova só foi aplicado em 2008. 

Um comentário:

  1. Eu gostaria muito de ter esses materiais...Não consigo acessá-los. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir